28.11.08

Universidade Federal da Bahia-
Faculdade de Educação-
Programa de Formação de Professores-
UFBA/Irecê
Grupo de Estudos Acadêmicos:
Profª: Marcea Sales
Cursista: Cláudia Neide Santos


“ Uma história de vida é construída pela integração de todos os elementos que o sujeito considera relevantes para descrever, entender ou representar a situação atual e enfrentar prospectivamente o futuro.” ( Bolívar, 2007,p.13)


Através deste estudo sobre memorial de Formação vivemos momentos muito importantes, contribuindo para a minha formação.
A proposta do nosso GEAC era discutir a escrita de memorial de formação, refletindo, analisando criticamente, priorizando a leitura e a escrita. Esse estudo me levou a compreender as minhas dificuldades na leitura e escrita. Durante as discussões estou conseguindo superar as dúvidas e inseguranças diante das reflexões. O grupo de estudo,está facilitando bastante na minha pratica leitora e na escrita dos meus texto acadêmicos, possibilitando a capacidade de compreensão.
Sei que a leitura e a escrita são instrumentos básico, no mundo em que vivemos ela passa cada uma de nossas atividades, individuais e coletivas , elas se cruzam se completam, modificando, acompanhando os movimentos de transformação de cada ser humano e suas formas de organização social.
O GEAC despertou a minha curiosidade e desejos de novos conhecimentos e a busca de novos saberes.
Portanto, nos encontros proporcionou muita aprendizagem, foram muitos participativos, interessante, revivemos momentos históricos passados que já estavam esquecido na memoria. O nosso pequeno grupo facilitou bastante, deixando-nos bem a vontade para darmos a nossas opiniões, tirando nossas dúvidas, permitindo o respeito pelas opiniões contrárias.
Segundo Coutinho e Moreira (2004) argumentam:
As relações do individuo com o grupo são, por isso mesmo, importantes não só para a aprendizagem social, mas fundamentalmente para a tomada de consciência de sua própria personalidade. A confrontação com os companheiros permite-lhes constatar que é um ente outros e que, ao mesmo tempo, é igual e diferente deles(p. 163).
Citei este trecho dessas duas psicologas por achar importante e necessário, a liberdade e autonomia no grupo; em busca de suprir as carências na escrita acadêmica, construindo conhecimento a partir da interação.
Hoje compreendo que a escrita depende muito da leitura, ela é um ponto chave para nossa formação, onde, através dela possamos narrar a nossa história, ou seja, a escrita do nosso memorial.
Ainda sinto muita dificuldades quando vou escrever meus textos, o medo, a insegurança de tropeçar nas palavras, pensar nas minhas idéias reflexivas, como usar as idéias dos outros me confunde.
Penso que é necessário continuar com esse processo de leitura escrita que venha possibilitar trocas significativas e aprendizagens, compartilhando, discutindo e modificando, relacionando conhecimentos que já sabemos, com os que vierem acontecer, considerando como ponto de partida.

19.11.08

Projeto saco de leitura

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação, Faced/ Projeto Irecê.
Curso de Licenciatura em Pedagogia, Séries Iniciais.
Ciclo Um -2008
Grupo Literário – Fundamentos Filosóficos na Educação, através de da obra “O mundo de Sofia”
Orientadora – Solange Maciel
Professora Cursista - Cláudia Neide Santos


RELATÓRIO

“Tu te tornas, eternamente responsável por aquilo que cativas”, (Antonio de Saint - Exupéry, escritor e aviador Francês)
Através deste estudo filosófico pode concluir que a leitura é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido. Compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Sabemos que é dever da escola está oportunizando a todo esse tipo de atividade. Estou desenvolvendo um projeto de leitura intitulado “O saco de Leitura” que uma biblioteca ambulante, ou seja, leitura onde você estiver. A intenção desse projeto é de oferecer aos meus alunos a possibilidade de penetrar nesse mundo maravilhoso. Com a pretensão de formar leitores autônomos e usuários da competência leitores possibilitando-os novos conhecimentos, reflexão coletiva a suas vidas cotidianas. Através dessa atividade, foi possível haver uma interação e socialização entre os alunos que participaram ativamente, onde tiveram a oportunidade de trocar idéias, opiniões e sentimentos, ampliando o conhecimento, onde houve momentos que soltaram a criatividade e a imaginação, construindo relatórios, produções textuais, pesquisas em dicionários, produções de gravuras, discussão em grupos e comentários de livros lidos. Usamos materiais didáticos como: Livros literários, para-didáticos e Mundo de Sofia, jornais, revistas, gravuras.
Considerando o entendimento dos alunos a partir da participação nas discussões e atividades realizadas, percebi que os meus objetivos e os deles foram alcançados. O entusiasmo pela leitura, seu comportamento, exploração de idéias, o respeito dos saberes dos colegas.
Fotos de atividades do projeto (Roda de leitura)
A casa de Sofia


O saco de leitura


Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação, Faced/ Projeto Irecê.
Curso de Licenciatura em Pedagogia, Séries Iniciais.
Ciclo Um -2008
Grupo Literário – Fundamentos Filosóficos na Educação, através de da obra “O mundo de Sofia”
Orientadora – Solange Maciel
Professora Cursista - Cláudia Neide Santos


RELATÓRIO

“Tu te tornas, eternamente responsável por aquilo que cativas”, (Antonio de Saint - Exupéry, escritor e aviador Francês)
Através deste estudo filosófico pode concluir que a leitura é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido. Compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Sabemos que é dever da escola está oportunizando a todo esse tipo de atividade. Estou desenvolvendo um projeto de leitura intitulado “O saco de Leitura” que uma biblioteca ambulante, ou seja, leitura onde você estiver. A intenção desse projeto é de oferecer aos meus alunos a possibilidade de penetrar nesse mundo maravilhoso. Com a pretensão de formar leitores autônomos e usuários da competência leitores possibilitando-os novos conhecimentos, reflexão coletiva a suas vidas cotidianas. Através dessa atividade, foi possível haver uma interação e socialização entre os alunos que participaram ativamente, onde tiveram a oportunidade de trocar idéias, opiniões e sentimentos, ampliando o conhecimento, onde houve momentos que soltaram a criatividade e a imaginação, construindo relatórios, produções textuais, pesquisas em dicionários, produções de gravuras, discussão em grupos e comentários de livros lidos. Usamos materiais didáticos como: Livros literários, para-didáticos e Mundo de Sofia, jornais, revistas, gravuras.
Considerando o entendimento dos alunos a partir da participação nas discussões e atividades realizadas, percebi que os meus objetivos e os deles foram alcançados. O entusiasmo pela leitura, seu comportamento, exploração de idéias, o respeito dos saberes dos colegas.
Fotos de atividades do projeto (Roda de leitura)

A casa de Sofia









O saco de leitura




Produção de textos

A casa de Sofia




Produção de textos

A casa de Sofia

Vegetação de Irecê

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação, Faced/ Projeto Irecê.
Curso de Licenciatura em Pedagogia, Séries /Iniciais.
CICLO I -2008
PROJETO: Conhecendo a Cidade.
ORIENTADORA – Rubia Margarete
PROFESSORA CURCISTA - Cláudia Neide Santos
PROFESSOR: HelMut


A vegetação da região de Irecê é formada pela caatinga arbórea também conhecida pelos índios como mata branca. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga apresenta vegetação típica da região semi-árida com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Em termos forrageiros, apresenta espécies como: Pau-ferro, a catingueira, o Mossoró, o juazeiro, entre outros. Entre as potencialidades frutíferas, destacam-se o umbu, o jatobá, o licuri, entre as espécies medicinais encontra-se a aroeira, a baraúna, o pião, o velame, angico entre outros.
Porem esse patrimônio encontra-se ameaçado. A exploração feita de forma extrativista pela população local desde a “febre do feijão” em Irecê no final dos anos 70, isso tem levado a uma rápida degradação ambiental. Como conseqüência desta degradação algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA. Outros como: aroeira, umbuzeiro, já se encontra protegidos pela legislação florestal. Quanto à fauna, os felinos (onça, gatos selvagens), os herbívoros de porte médio (veado catingueiro, e a capivara), as aves (ararinha azul, pombas e as arribação) e abelhas nativas figuram as mais atingidas pela caça pedratória e destruição do seu habitate natural, destes animais citados alguns estão ameaçados outros extintos da micro-região de Irecê, pela ação desastrosa do homen.
Grande parte de sua vegetação original foi modificada. Atividades como queimadas para o preparo do solo para a agricultura, substituição da vegetação nativa por pastagem para criação do gado bovino, retirada de lenha. Estas são apontadas como as principais agressões e causas das modificações ocorridas na nossa região.