21.9.08

Comunicações Virtuais

“Segundo Levy a Cibercultura é regida, por três eixos norteares: a interconexão, as comunidades virtuais e a inteligência coletiva. As comunidades se intrecruzam, se interconectam, diluindo as fronteiras do mundo. Assim as pessoas relacionam – se alem das barreiras geográficas, articulando-se no ciberespaço através das comunidades”. (Levy 1999 b, pag. 145).
As comunidades virtuais são elementos de aprendizagens individuais e coletivas, elas dão possibilidades de desenvolver e trocar opiniões com outras pessoas, sobre vários assuntos mesmo a distancia construindo afinidades interesses oportunizando a união dos seus participantes, compartilhando suas práticas e descobertas.
Porém promove reflexão socialização sobre os conhecimentos adquiridos nesta longa viagem. Percebo a grande importância da tecnologia no nosso cotidiano, ela nos transmite muitas informações, comunicações e interação na convivência social, partilhando os mesmos interesses objetivos e experiências.

7 comentários:

Adriane disse...

Para estabelecer uma comunidade virtual, é necessário estabelecer vínculos.
Falando nisso, onde está sua lista de links de blogs dos colegas?

dulce disse...

As comunidades virtuais fazem parte das redes de aprendizagens! É isso isso mesmo, sua reflexao nos leva a perceber essa realidade do mundo virtual!

brisa disse...

Mesmo havendo trocas de conhecimentos, de experiências.etc,através da interlocução a distância, penso que é quase impossível estabelecer um vínculo de amizade entre os diversos participantes de uma comunidade virtual. O que você pensa sobre isso? Os membros de uma comunidade, apenas compartilham suas práticas e descobertas ou as articulações vão muito mais além de contribuições?

morando aqu disse...

Comunidades virtuais
Conhecendo você, o local onde mora, os equipamentos de informática que tem, as poucas possibilidades de transporte até a cidade, ou seja, está totalmente desprovida de tais recursos para que sua comunidade virtual seja fortalecida. Percebe que não existirá uma comunidade sem a participação dos membros? Como dará a inteligência coletiva sem a participação no coletivo?
Você percebe a importância da tecnologia no seu cotidiano, mas, além disso, é preciso que ela esteja acessível a todos, e assim, como você, muitos dos outros cursistas também não têm acesso, portanto imagine como será uma comunidade virtual com 10 membros onde somente dois tem acesso aos meios para se comunicar.
Noutro blog dei o nome pra isso de comunidade perecida. Ela foi criada, mas não consegue sobreviver por falta de alimentos.
Imagine um pai de família indo pegar água a 10 km para alimentá-la! Imagine você percorrendo 10 km (como é seu caso) para alimentar sua comunidade!
Trago essas indagações para percebermos e compreendermos os diversos estilos de comunidades virtuais pelo mundo e em qual delas nos encaixamos e como nossos professores podem nos avaliar

Géu disse...

É isso aí Claudinha , as comunidades virtuais são elementos de grande importância nas nossas aprendizagens, e bem necessário para nós cursistas, pois sem o conhecimento das novas tecnologias ficariamos para trás, então vamos procurar nos inserir cada vez mais,contribuindo, interagindo, opinando,e relacionando-nos através das redes.Mesmo que nos sufoque, precisamos estar conectados neste mundo conteporâneo...

Sule disse...

Querida Cláudia! Voltamos nos blogs para acompanhar as produções de vocês para atividade Oficina de Computação. Você inicia sua reflexão trazendo uma citação de Lévy, muito bom! Porém, senti falta de desenvolvê-la no texto.... O que vc entendeu por cibercultura??? Como você poderia articular o contexto de comunidade virtual e inteligência coletiva, que são pontos apresentados por Lévy???

Além disso, lembre-se que indicamos quatro textos para leitura e solicitamos que vocês articulassem na reflexão pontos comuns desses textos. Querida! Entenda que nós três (eu, Adriane e Bonilla), só conseguiremos identificar que as leituras foram feitas quando encontramos evidenciado isso nas reflexões. E não é apenas trazer os autores, ou trazer partes dos textos. É sim! Articular seu entendimento, sua reflexão com o que os autores estão dizendo, é poder dialogar, estabelecer conexão!!! Mostrar o que a Claúdia entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.

Enfim, nesse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. Estamos apenas no primeiro ciclo, e acredito que ainda temos muito a trocar, a aprender , a produzir!

bjinhos
Sule

Sule disse...
Este comentário foi removido pelo autor.