6.10.09

Planejamento e Relatório de alfabetização Geovana Zen

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UFBA/IRECE
CURSISTAS – OSENITA PEREIRA, MARIA LEIDE, CLAUDIA NEIDE
PLANEJAMENTO
 MODALIDADE ORGANIZATIVA
Atividade Independente

 NATUREZA DO CONTEÚDO
Conceitual, procedimental e atitudinal

 ÁREA
Língua Portuguesa

 DURAÇÃO
05 aulas

 GRUPO
1º ano

 ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Individual

 EIXO
Linguagem Oral e Escrita

 OBJETIVOS PARA DOCENTES
Planejar, avaliar, orientar e mediar toda a atividade
Registrar a atividade para futura avaliação e análise do trabalho
Organizar roteiros e cronogramas de leitura
Organizar o “alvo de leitura” e o “bolaloucada”


 OBJETIVOS
Ler cada uma das parlendas;
Identificar palavras conhecidas;
Identificar palavras comuns aos três textos;
Aplicar as várias estratégias de inferência, verificação, validação e de leitura.

 AÇOES PLANEJADAS PARA ENVOLVER

 ALUNOS

BOLALOUCADA

Está atividade consiste recortar todas as parlendas e colocar frase recortada em balão:
Encha os balões e solte-os na sala;
Todos os alunos começa, a bater palmas e falar a parlenda memorizada (caso seja do conhecimento deles)
Quando falarem a ultima parlenda cada aluno pegará um balão;
Os alunos voltam para seus lugares pela ordem alfabética cada um vai estourando o seu balão;
A cada frase encontrada dentro do balão o aluno vai lendo, a medida que a leitura for acontecendo, cada aluno vai tentando montar a parlenda com a ajuda do colega;
As parlendas serão coladas em papel metro, cada em um pedaço de papel;
Conforme foram montado, a professora fará as intervenções necessárias visando sempre as estratégias de leitura.

Alvo de leitura

O alvo será fixado na parede da sala;
Cada aluno confeccionará sua seta com massa de modelar;
Um aluno por vez, jogará a seta em uma das parlendas, ao acertar ele terá que ler.

 SISTEMA DE AVALIÇAO DAS AQUISIÇOES DOS ALUNOS
ˉ Diário do aluno
ˉ Relatório do professor
ˉ Ficha de avaliação
ˉ Exposição dos materiais produzidos

 OBRA ESCOLHIDA

Parlendas


RELATÓRIO

RELATÓRIO DA AULA

Hoje 30/09/2009 eu Maria Leide, Osenita e Claudia Neide realizamos o último momento uma atividade de diagnóstico dos alunos do Grupo 06/1º ano do Ensino Fundamental I na sala da professora Cleuzenir Nunes.
A atividade foi realizada em 05 aulas, mas a partir desta última a professora regente dará continuidade ao trabalho, uma vez que foram diagnosticados algumas dificuldades nas leituras dos meninos e meninas que precisam ser trabalhadas mais de perto. Destacando aqui 05 alunos que memorizaram as cores, mas não consegue estabelecer a relação entre a cor e o respectivo nome e, assim dificultou a identificação do que existia diferente entre as três parlendas.
O nosso trabalho foi iniciado respeitando a rotina de aula da professora Cleuzenir, uma vez que esta não faz chamada como normalmente fazemos nas salas: chamando nome por nome. Ela usa uma lista de freqüência que é passada por cada aluno e cada um vai escrevendo o seu nome, interessante que ela fica todo tempo ao lado de cada aluno, ou seja, faz um acompanhamento individual. É uma sala da Escola Firmino Nunes, tipo uma extensão da escola Municipal José Francisco Nunes situada na zona rural de Irece, precisamente na Vila do Itapicuru distante 7,5 da cidade.
Iniciamos a atividade com perguntando a eles se conheciam a parlenda “Boi da cara preta”, se conheciam outra versão diferente (claro que não usamos a palavra versão), pedimos que quem soubesse de memória pudesse vir a frente falar para nós. Perguntamos porque boi da cara preta era considerado algo que fazia medo, ouvimos muitas respostas e aproveitamos para trabalhar um pouco a questão do racismo, pois este ainda é motivo de distanciamento de alguns alunos, percebemos que eles fazem isso encorajados pela família.
Em ordem alfabética fizemos tipo uma brincadeira em que todos iam escolhendo uma das parlendas e liam para os colegas, as não precisamos estar dizendo que deveria ler, mas eles saberiam quem deveria e assim também trabalhamos a ordem alfabética, evidenciando que esta não estava explicita em nosso planejamento, alias não era nosso objetivo, mas a oportunidade e a maneira que encaminhamos a atividade essa oportunidade foi surgindo.
A primeira a ler foi a aluna Gercirlane e fizemos as seguintes intervenções: você conhece estas parlendas que acabou de ler? Qual é a parlenda do boi da cara preta? Qual a diferença que existe entre elas? Demos continuidade com a aluna Graziela que terminou a leitura de forma correta. Foram feitas mais intervenções, de maneira alternada para que eles não repetissem as respostas dos colegas. Percebemos que os alunos estavam respondendo todas as intervenções, chegando a vez do aluno Michel pedimos que fizesse a leitura, mas não conseguiu identificar nenhuma das parlendas assim, percebemos que dois alunos: Michel e Helen tiveram as mesmas dificuldades: não conseguiram compreender o que leram, liam letra por letra o que dificultou a compreensão.

2º MOMENTO DO PLANEJAMENTO

Como fizemos um planejamento extenso para ser executado em dois momentos ou mais, pois pretendemos não parar a atividade por aqui, uma vez que a professora Osenita é professora itinerante da turma, ou seja, ela trabalha uma vez por semana com as disciplinas de Educação Física e Arte para que a professora Cleuzenir possa fazer seu planejamento com a coordenadora pedagógica da escola e assim acompanhar de maneira sistemática avanços e dificuldades planejando e replanejando, avaliando e reavaliando todo processo ensino e aprendizagem da sua turma.
Enchemos os balões e soltamos na sala cada um pegou o seu enquanto batia palmas e repetia a parlenda, voltando cada um para seu lugar, em seguida cada um foi estourando o seu balão, por ordem alfabética, cada frase que foi encontrada dentro do balão, eles foram fazendo a leitura e montagem das parlendas. Na parede da sala colamos papel metro previamente decorado e ali eles iam montado a parlenda, colando cada frase que formasse sentido, era parecida com textos mexidos, mas só que eles estavam recortados e as frase dentro das bolas, para motivar os alunos ainda mais. O comando para sentar foi uma parada tipo “stop” em que todos deveriam sentar em seus lugares e ficasse tipo estátua só se mexendo para ir colar a frase no mural, isso se a frase dele estivesse de acordo com a anterior que o outro colega já deveria ter colado.
2ª parte
A segunda parte deste segundo momento foi o “Alvo de leitura”, uma adaptação do tão conhecido tiro ao ao lvo. Eles fizeram as setas de massa de modelar e tentavam acertar o alvo, assim a massa grudaria em uma das parlendas (anexo) e então eles leriam a parlenda acertada. Partimos para o alvo de leitura os alunos começaram a jogar as setas fizemos as intervenções necessárias as intervenções, o resultado não foi tão diferente da primeira atividade, os mesmos alunos, Michel e Helen tiveram dificuldades. Foi sugerido que, como não temos apoio pedagógico para este grupo, Maria Leide ficaria responsável pelo apoio a esses dois alunos, pelo menos duas vezes por semana durante duas horas.

2 comentários:

Rita Rezende disse...

è isso ai Claudia O processo vivenciado pelos discentes é quem faz com que se obtenha bons resultados .

www.joselitootilio.com.br disse...

Oi Cláudia estava procurando por material e novas ideias para trabalhar com classe multisseriada e cheguei até seu blog. Estou vendo cada postagem e tenha certeza que está contribuindo muito com meu trabalho... Parabéns pelo blog e aproveito para convidar você a conhecer o meu blog também e se tornar uma seguidora... Abração!
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