19.11.08

Vegetação de Irecê

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação, Faced/ Projeto Irecê.
Curso de Licenciatura em Pedagogia, Séries /Iniciais.
CICLO I -2008
PROJETO: Conhecendo a Cidade.
ORIENTADORA – Rubia Margarete
PROFESSORA CURCISTA - Cláudia Neide Santos
PROFESSOR: HelMut


A vegetação da região de Irecê é formada pela caatinga arbórea também conhecida pelos índios como mata branca. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga apresenta vegetação típica da região semi-árida com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Em termos forrageiros, apresenta espécies como: Pau-ferro, a catingueira, o Mossoró, o juazeiro, entre outros. Entre as potencialidades frutíferas, destacam-se o umbu, o jatobá, o licuri, entre as espécies medicinais encontra-se a aroeira, a baraúna, o pião, o velame, angico entre outros.
Porem esse patrimônio encontra-se ameaçado. A exploração feita de forma extrativista pela população local desde a “febre do feijão” em Irecê no final dos anos 70, isso tem levado a uma rápida degradação ambiental. Como conseqüência desta degradação algumas espécies já figuram na lista das espécies ameaçadas de extinção do IBAMA. Outros como: aroeira, umbuzeiro, já se encontra protegidos pela legislação florestal. Quanto à fauna, os felinos (onça, gatos selvagens), os herbívoros de porte médio (veado catingueiro, e a capivara), as aves (ararinha azul, pombas e as arribação) e abelhas nativas figuram as mais atingidas pela caça pedratória e destruição do seu habitate natural, destes animais citados alguns estão ameaçados outros extintos da micro-região de Irecê, pela ação desastrosa do homen.
Grande parte de sua vegetação original foi modificada. Atividades como queimadas para o preparo do solo para a agricultura, substituição da vegetação nativa por pastagem para criação do gado bovino, retirada de lenha. Estas são apontadas como as principais agressões e causas das modificações ocorridas na nossa região.

Um comentário:

Sule disse...

Claudia querida! Parabéns pela lista de blogs... Esta redondinha!!!
Agora é manter e estabelecer redes de trocas, visitando os blogs dos colegas, interagindo, sendo parte integrante dessa comunidade!!!

Um outro ponto que preciso chamar tua atenção, é quanto a produção no blog! Esta precisando explorar mais!!! Você só tem cinco postagens??? Cadê as atividades solicitadas pelos outros professores??? Lembre-se que nesse espaço você irá construir o seu histórico do curso! Queremos tudo publicado aqui!!!

Vamos lá!!! Pau na máquina e trabalho!!!
Bjinhos
Sule